Após o Abitur [equivalente em Alémão ao nosso 12º ano] e ter prestado o serviço militar, Roger Schmidt concluiu o curso de mecânico industrial. Para financiar os seus estudos, foi jogar no TuS Paderborn-Neuhaus. Em seguida trabalhou oito anos como engenheiro na empresa Benteler. Em paralelo, treinava o Delbrucker SC, que jogava numa liga amadora, tendo responsabilidades, tanto na equipa principal como no último escalão da formação.
Em 2007, Marco de Angelis convenceu-o a assumir o SC Preussen Munster, com as mesmas funções. Foi o primeiro passo para ser treinador profissional – contrariamente ao que estava nos seus planos. Até então, nunca tinha pensado na profissão de treinador de futebol como ocupação principal.
Em 2011 Roger Schmidt tornou-se mestre em Futebol. Depois, foi treinador principal do SC Paderborn, antes de dirigir o Red Bull Salzburg, o Bayer Leverkusen , assim como o Beijing Guoan. Nas épocas 2020-21 e 2021-22 Roger Schmidt trabalhou para o prestigiado o PSV Eindhoven. Desde o início da época 2022-23 assumiu o comando da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica.